quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Festivais de Gênero Invadem o Mês de Agosto!

Sei que as postagens tem sido parcas, sempre atrasadas ou em cima da hora, mas não tenho culpa por ter delay mental... ou talvez tenha!

Enfim, segue abaixo os festivais que irão aterrorizar São Paulo neste mês de Agosto!

De 10 a 12 de Agosto de 2012.

Confira no link a PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A meta do festival ESPANTOMANIA é o de apresentar o medo como um velho amigo, pois apesar de ser um sentimento extremamente poderoso e temível, o ser humano é atraído por ele em diversos gêneros como esportes, centros recreativos, jogos e afins.  Nesta terceira edição do evento vamos continuar apresentando as faces menos conhecidas dos filmes de horror, ficção científica e fantasia que não foram “agraciadas” com a divulgação da mídia mainstream. São películas alternativas de todas as partes do mundo que contaram com o sangue, suor e lágrimas de seus criadores e que nem por isso devem ser depreciadas. Muito pelo contrário, devem ser tidas como exemplos de criatividade, perseverança e amor a 7° arte.

Além da Mostra Competitiva, a Mostra Espantomania ainda oferece as mostras Paralelas Contos e Cantos Escuros com curadoria de Rosana Raven, trazendo à telona filmes de horror e fantasia voltados ao público infantil, assim como a Mostra Martelo do Horror, com curadoria do colunista Renato Rossati (Boca do Inferno, Gore Boulevard) e exibirá grandes clássicos dos Estúdios Hammer.

A mostra também trás a agradável surpresa da Sessão Trash como le gusta que exibirá filmes em SOV (Shot on Video) contando com ícones do underground como o celebrado Petter Baiestorf.

Paralelamente às Mostras, rolará uma palestra sobre Zumbis com o Jornalista Carlos Primati, assim como um Bate-Papo também voltado ao tema Zumbis com o Escritor Adriano Siqueira,   Marcelo Micili do site Boca do Inferno, o jornalista e diretor Gabriel Carneiro (Morte e Morte de Johnny Zombie, que por sinal estará sendo exibido na Mostra), Ivandro Godoy que faz a curadoria e é um dos idealizadores do festival, assim como também estará presente o ótimo Artista de Efeitos Especiais em Maquiagem, Dennis Dal Bello!

E fora todas estas agradáveis supresas, não deixem de perder a Exposição O Horror Digital de Erik Thurm. Você pode ler um artigo que fiz sobre o artista, AQUI.

A 3° edição da Mostra Espantomania será realizada na Biblioteca Temática Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana - 04021-050, São Paulo, SP.  -  Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389


 De 09 a 12/08/2012.

Dividido em três mostras competitivas, o RioFan 2012 vai oferecer ao público carioca a oportunidade de conhecer alguns dos melhores curtas e longas de terror, ficção científica e fantasia realizados nos últimos anos no Brasil e no mundo. O festival, que acontece no Centro Cultural Justiça Federal, conta com a mostra RioFan Shorts – composta por curtas estrangeiros -, a Curtas RioFan – com os destaques nacionais da produção nacional, e a Underground Brasil (UB) – dedicada a filmes de produção independente que superam suas limitações com muita criatividade. A Cinemateca do MAM terá uma programação especial de clássicos do cinema fantástico, composta por cópias de seu próprio acervo.
Entre os destaques dos longas nacionais está “Nervo Craniano Zero”, nova produção do cineasta curitibano Paulo Biscaia Filho (de “Morgue Story” e “Nevermore”), que faz sua estreia carioca no RioFan 2012. “Pólvora Negra”, western moderno do paulista Kapel Furman, também será exibido pela primeira vez no Rio, enquanto “Porto dos Mortos”, produção gaúcha de Davi de Oliveira Pinheiro, completa a programação de longas.
O público do festival será responsável por escolher seus favoritos das mostras, atribuindo prêmios. O festival conta ainda com bate-papos com realizadores e sorteio de brindes durantes as sessões. Confira a programação detalhada na Página Oficial do Festival.


30 a 31/08/2012.
Com programação dividida em mostras competitivas (curta), paralelas e atividades de formação, o GuaruFantástico visa provocar diálogo e formação de público, além da inserção da cidade de Guarulhos no palco da produção cinematográfica nacional e internacional,  proporcionando visibilidade, divulgação e descoberta de novos talentos, mas principalmente mostrar que estes realizadores demonstram uma especial habilidade em misturar, fragmentar, atualizar e reciclar os gêneros cinematográficos, adaptando-os ao seu gosto cinéfilo e às condições regionais, sociais e comunitárias da vida, que podem morar tanto em grandes centros urbanos quanto na periferia, ou em pequenas cidades do interior do país onde, tendo acesso a uma câmera ou qualquer dispositivo de registro sonoro e imagético, vão à luta e fazem o seu cinema.
O evento tem por objetivo  identificar e divulgar as manifestações audiovisuais no que diz respeito ao gênero ‘cinema fantástico’, através do intercâmbio entre artistas e comunidade, dando a população guarulhense de maneira gratuita o acesso a filmes, idéias e conceitos desse segmento específico.

Fora as Mostras, ocorrerão debates com os cineastas Alex Sandro Moletta e Sérgio Pires, no dia 30/08/2012 e com os cineastar Petter Baiestorf e Fernando Rick no dia 31/08/2012.

Serviço:
Mostra Guarufantástico 2012
dias 30 e 31/08/2012
Universidade de Guarulhos - Centro
Anfiteatro do Prédio F
Praça Tereza Cristina,1 - Centro
Guarulhos-SP

E para terminar esta grande postagem, destes grandes festivais, deixo aqui o convite para um Festival voltado exclusivamente para o horror que está debutando na capital paulista.
 Tratem de conferir as programações e anotar as datas nas agendas!

Compareçam e colaborem com o crescimento do cinema de gênero no Brasil!

Até a próxima!

Keep Calm and Go Horror!