sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cinema de Bordas 2011 - Bate-Papo com Felipe Guerra e Petter Baiestorf


Neste dia 21/04/2011 ocorreu o terceiro e penúltimo dia da Mostra Cinema de Bordas no Itaú Cultural.

O Programa 3 começou às 18h com os seguintes curtas.

"BBZ" de Felipe Ferreira (20 min, Porto Alegre/RS, 2007). Uma sátira ao programa BBB (Big Brother Brasil) onde os eliminados devem lutar por sua própria sobrevivência num local rodeado por Zumbis. Com maquiagens de Ricardo Ghiorzi, o corta é bem sucedido como comédia e tem uma sacada muito inteligente. Durante os comerciais do programa são exibidos trailers de curtas da mesma equipe assim como falsos comerciais voltados ao tema Zumbis.

"A Novilha Rebelde (The Sound of Mu)" de Elisa Queiroz (18 min, Vitória/ES, 2005). Mais uma paródia, dessa vez do filme "A Noviça Rebelde" onde todos os diálogos são substituídos por mugidos. O filme também utiliza meta linguagem com o curta e o making of fazendo parte um do outro, sem nunca se separarem por completo. Infelizmente a diretora Elisa Queiroz faleceu poucos dias antes da Mostra e foi-lhe dedicada diversas Salvas de Palmas na abertura do festival e após a exibição do curta. Ela se foi, mas deixou um registro audiovisual para a posteridade que sempre estará lá. Descanse em paz Elisa.

"Adventure Island" (55 min, Rio de Janeiro/RJ, 2005) de Bruno Garcia. O média de Bruno Garcia faz uma sátira a filmes B de ação e narra as aventuras de um Agente Federal que persegue uma gangue de contrabandistas de animais, com a ajuda de uma bióloga enquanto tenta vingar a morte de seu parceiro, assassinado por um gangster durante uma batida policial mal executada.

Logo em seguida, às 20h começou o programa 4. O horror com pitadas de humor "Extrema Unção" de Felipe Guerra abriu a sessão mais aguardada da noite. O curta-metragem narra 3 dias na vida de um jovem em uma casa assombrada pelo espírito de uma velha que morreu sem a Extrema Unção. O curta garante bons sustos e momentos cômicos enquanto acompanhamos os infortúnios do protagonista, representado pelo irmão do diretor Felipe Guerra. Devo ressaltar que não havia reparado até então que Rodrigo M. Guerra guarda uma certa semelhança com Ash Williams da franquia Evil Dead. Fica a dica Felipe!

Em seguida veio o mais novo média de Petter Baiestorf, "O Doce Avanço da Faca" que narra a busca de vingança de uma mulher após a morte de seu amado nas mãos de religiosos corruptos e extremistas. O curta teve cerca de 10 minutos reduzidos devido a censura. Segundo a Dra. Bernadette Lyra a censura infelizmente foi necessária pois, mesmo tendo classificação 18 anos, leis impedem que menores sejam barrados em exibições públicas de Mostras. Contudo fica aí a oportunidade para aqueles que quiserem ver a versão Unrated do curta, basta entrarem em contato com o Petter Baiestorf para adquirem uma cópia do curta.

Após a exibição dos curtas, cadeiras foram posicionadas e subiram ao palco, Lúcio Reis, pesquisador de cinema e mediador do debate, Felipe M. Guerra e Petter Baiestorf.

Durante o bate-papo seguido de debate foram discutidas inspirações, projetos futuros e mesmo sobre a realidade de se fazer Cinema de Bordas em um país como o nosso. Pirataria, distribuição e mesmo os métodos de Ensino sobre cinema em Universidades entraram em pauta.

Vocês podem conferir um trechinho do que rolou no vídeo abaixo. Peço-lhes perdão pela tremedeira, mas a idéia era apenas testar alguns recursos da câmera e no final das contas, achei que o vídeo ficou até aceitável.




A mostra Cinema de Bordas vai até domingo no Itaú Cultural. Confiram a programação no site do Itaú Cultural ou aqui mesmo neste blog.

Máscara em Exibição feita por Rodrigo Aragão

Nenhum comentário: